Você sabe o que é auditoria de marketing?

É um conceito fundamental para a propagação de sua marca e comercialização de seus produtos ou serviços, por isso, você precisa conhecê-lo muito bem!



Vamos conhecer alguns conceitos e técnicas de auditoria que trazem vantagens incríveis em uma estratégia de marketing.

Uma avaliação minuciosa de todas as ações e estratégias de uma empresa, direciona, foca o orçamento e esforços no lugar certo.

Esse tipo de análise tem como objetivo gerar mais resultados.

A auditoria de marketing consiste na revisão e avaliação de todas as estratégias, ações ou programas relacionados ao marketing da sua empresa, tendo como objetivo detectar falhas e pontos fracos ou, simplesmente, analisar a rentabilidade dos investimentos.

Além disso, a auditoria de marketing permite avaliar a adaptabilidade as mudança de mercado e a receptividade do público-alvo.

Sem dúvida, a auditoria de marketing gera muitos benefícios, incluindo: Segmentação correta de clientes; redução de custos; antecipação na solução das crises ou problemas; decisões competentes e inteligentes.


Objetivos da implementação de uma auditoria de marketing.

A auditoria de marketing tem objetivos e benefícios claros, mas como colocá-la em prática efetivamente?

A seguir daremos um resumo de como implementamos esta ferramenta com sucesso em seu negócio.



Monitoramento das métricas mais importantes especificas para seu segmento

Você está analisando seus resultados de maneira eficaz?

Métricas de Marketing, são sistemas de medição que permitem avaliar os resultados e o desempenho das estratégias.

Conheça algumas das principais métricas de marketing que acompanhamos de perto para saber se seus esforços estão surtindo efeito. Vamos lá!

Métricas de atração


Número total de visitas

Alguns pensam que métricas mais panorâmicas como o número total de visitas não são importantes, mas isso é um engano.

Ter esses dados à mão é de grande ajuda.

É claro que sozinho essa informação não fará significativa diferença para os seus resultados, será uma informação resumida demais, para chegar a qualquer ação 100% efetiva.

Porém, quando usado em conjunto com outras métricas o número total de visitas definitivamente será de suma importância, para identificar como anda seu poder de atrair o cliente alvo.


Número de visitas recorrentes

O número de visitas recorrentes é mais específico.

Analisa somente as pessoas que já tiveram algum contato com a sua marca e voltaram depois.

Quanto maior o número de visitas recorrentes melhor, isso é sinal de que as pessoas estão satisfeitas com o que encontram, e desejam voltar mais vezes.

Tendo esses dados à mão é possível afunilar ainda mais a efetividade de visitas recorrentes, à partir daí descobrir quais são os gatilhos dos visitantes recorrentes, identificando ações para que seu público retorne com maior frequência.

A métrica do número de visitas recorrentes em conjunto da métrica do total de acessos. Potencializa ainda mais ações eficazes.


Fontes de tráfego


De onde os visitantes vem?

Sem a métrica da fonte de tráfego, é impossível saber onde investir ou deixar de investir, qual ação potencializar / reajustar ou parar.


Afinal sem saber de onde está vindo o Lucro ou o Prejuízo,  como tomar uma ação inteligente?

Ter dados detalhados à mão, especifico de cada canal de atração, possibilita facilmente ver o que é necessário ajustar em cada um deles.

Por sua vez, saber qual canal de atração está dando bons resultados, ajuda a não desperdiçar orçamento ou manuseio / veiculação


Métricas de conversão


Bounce rate


O Bounce Rate = taxa de rejeição.

Isso pode acontecer quando uma pessoa acessa um site e o abandona em seguida, sem interagir com ele ou se interessar por outra página

Os seguintes casos são considerados rejeição:

Um usuário clicou em um link externo;

Uma vez, em sua página, ele fechou a guia de navegação;

Digitou diretamente um novo URL na barra de endereço;

Clicou no botão Voltar.


Uma taxa de rejeição acima de 50% revela fraqueza em sua estratégia de prospecção ou na experiência do seu usuário. Como páginas que não cumprem o que o título do SEO prometia, navegação ruim, baixa optimização etc.

Cada página tem sua própria taxa de rejeição, ficando fácil também perceber quais páginas precisam de ajustes, para prender as expectativas e atenção do público.

Supondo que a página tenha apenas um meio que o usuário pode usar para entrar em contato. Nesse caso, o fato dele sair da página não indica necessariamente rejeição.

O que pode ser feito é um BOTÃO DE AÇÃO em um ponto estratégico da página, incentivando a interagir mais.


Total de conversões

As conversões são o objetivo principal de qualquer campanha de marketing, por isso essa é uma das métricas mais relevantes a ser acompanhada.

Antes de continuarmos, vamos definir o que são conversões:

Cada passo que o visitante dá rumo a se tornar cliente pode ser considerado uma conversão.

Em outras palavras, pode ser desde o acessar sua rede social, contato via telefone, watsaap ,assinar sua newsletter, baixar um e-book, se inscrever em um webinar, usar a versão de testes do seu produto, Etc.

Um número baixo de conversões aumenta custos e torna necessário encontrar os problemas que estão aumentando a rejeição, podem ser vários:  desde um site mal projetado, conteúdo sem profundidade, visual, falta de informações, conteúdos sem gatilhos e Etc.

Por isso usamos várias métricas em conjunto, para permitir metas específicas e acompanhar o alcance delas.

Dessa forma, você podemos selecionar cada um dos seus pontos de conversão e observá-los separadamente.

Potencializando as conversões e baixando os custos.


Taxa de conversão do funil

Uma das melhores mandeiras de gerenciar suas estratégias de marketing é usando a estratégia de conversão funil.


Conversão usando o funil é de maneira simples e eficiente conduzir os clientes pela jornada de compra.

Em vez de analisar apenas o número total de conversões, conhecer detalhadamente cada parte do funil é de grande benefício, possibilitando avaliar também o quanto sua estratégia é eficiente em cada processo do funil.

Fazendo isso, você poderá talvez notar que a maior parte dos problemas de conversão se concentram em uma etapa específica do funil, enquanto as outras já são eficientes.

O Diagnóstico de forma precisa e rápida, torna muito fácil encontrar uma solução para o problema e melhorar as conversões.


Taxa de cliques



A taxa de cliques, também conhecida como Click Through Rate, ou CTR

É outra forma eficiente de medir o sucesso de suas companhas, anúncios pagos, e-mail marketing Etc.


POR QUÊ?

Nos anúncios patrocinados, quanto maior for sua taxa de cliques, menor será o custo por venda, o que pode significar mais vendas por um preço menor.

Quanto ao e-mail marketing, a métrica de cliques, mostra qual a proporção de pessoas que clicaram no conteúdo dos e-mails em relação as que o abriram.

Por exemplo, se duas mil pessoas abrirem um e-mail, e 250 delas clicarem em um link contido nele, sua taxa de cliques é de 12,5%.

Ter à mão a métrica de cliques, determina se sua campanha está sendo eficiente ou não, e ajuda a otimizá-las ainda mais.


Novos visitantes x visitantes recorrentes

Diversas ações podem cooperar para uma conversão, mas existe ainda outro detalhe que precisa ser levado em consideração.

A conversão conquistada na primeira visita ou por visitantes recorrentes ensinam lições importantes para o seu planejamento.

Uma delas é quanto o seu site é eficiente: muitas conversões na primeira visita mostram que todas as peças estão bem encaixadas.

Porém, o mais comum é que algumas visitas sejam necessárias até que a conversão aconteça. Nesse caso, qual a média de visitas até conseguir uma?

Ter esses dados à disposição será muito útil para entender melhor o comportamento dos seus visitantes e otimizar seu site com base nisso para aumentar os resultados.


Taxa de conversão do funil


Uma das melhores mandeiras de gerenciar suas estratégias de marketing é usando a estratégia de conversão funil.


Conversão usando o funil é de maneira simples e eficiente conduzir os clientes pela jornada de compra.

Em vez de analisar apenas o número total de conversões, conhecer detalhadamente cada parte do funil é de grande benefício, possibilitando avaliar também o quanto sua estratégia é eficiente em cada processo do funil.

Fazendo isso, você poderá talvez notar que a maior parte dos problemas de conversão se concentram em uma etapa específica do funil, enquanto as outras já são eficientes.

O Diagnóstico de forma precisa e rápida, torna muito fácil encontrar uma solução para o problema e melhorar as conversões.


Métricas de receita


 Custo de Aquisição por Cliente - CAC

O CAC é um indicador que aponta o quanto uma empresa investiu em marketing, vendas e todos os custos operacionais, para transformar um Lead em um comprador de verdade.

Lead é um potencial consumidor que representa uma oportunidade de negócio, pois já demonstrou interesse na sua empresa de alguma forma.

O CAC, define exatamente o quanto custa cada novo consumidor para o seu produto ou serviço.

Mostra detalhadamente se os esforços de marketing por um determinado período está sendo viável, comparando custo com os resultados conquistados.

Se os esforços de marketing estiverem esgotando os demais recursos da empresa, estará montada a receita para o fracasso.

Apresentamos relatórios usando a Métrica CAC. À partir daí, poderá ver se o valor encontrado é aceitável ou não.


LTV - Valor vitalício


Com o relatório CAC em mãos, como saber se o investimento está sendo alto demais ou não?

É essencial compará-lo com o Lifetime Value, ou valor vitalício do cliente.

O que é isso?

O LTV corresponde a previsão de qual valor, você deve esperar ganhar, em média, com cada cliente que comprar seu produto ou serviço.

O cálculo do LTV cruza informações de várias outras métricas , para saber a viabilidade e eficiência de cada fase de investimento.

A seguir veremos um dos meios simples para definição do valor LTV

Exemplo:

(ticket médio)
x
(tempo de permanência)
= R$ (LTV)

Esse é um exemplo simples, mas existem maneiras de cruzar mais métricas, assim, gerando relatórios mais detalhados, tornando o FUNIL DE VENDAS mais eficiente.


Ticket médio


O Ticket médio é um indicador de vendas, que aponta o valor médio que uma empresa vendeu para cada cliente em um determinado período.


A palavra “ticket” se refere ao valor gasto em uma compra.


O ticket médio permite ter uma ideia mais Objetiva de quanto cada cliente rende para a sua empresa.

É um indicador que pode ser útil para todos os nichos de atuação, inclusive para calcular a comissão em vendas.

É uma lógica é simples, Cruzando o ticket médio com várias outras métricas, criamos ações e focos novos e inteligentes, potencializando o valor gasto por cliente com os produtos ou serviços do seu negócio.


 MRR  —  Receita Mensal Recorrente

A Monthly Recurring Revenue (MRR) ou receita mensal recorrente .

É extremamente útil

Uma empresa precisa sempre estar atenta à quantia que entra mensalmente em caixa, para realizar um efetivo planejamento financeiro se mantendo relevante no mercado.

É bom lembrar que todo negócio precisa ter uma alta taxa de retenção, ou seja, fidelizar os clientes pelo máximo de tempo possível.

Quanto maior for o ticket médio, potencializa a viabilidade do LTV e Reduz o CAC.

O MRR é um ótimo parâmetro de como você está se saindo nisso, sem contar que se trata de uma métrica que indica a situação real do seu negócio, os resultados não mentem.

Comparando a receita recorrente com as demais métricas, possibilita saber se a estratégia de preços está correta.


ROI  —  Retorno Sobre Investimento

O ROI , mostra o resultado Final - Lucro de todos os seus esforços no marketing.

Podemos até afirmar que o ROI é a principal métrica de marketing que você deve prestar atenção, afinal, o objetivo de todo empreendimento é um só: conseguir lucro.

Por isso o ROI é uma métrica indispensável.


Vamos entender um pouco mais.

Juntando todas as métricas financeiras Chegamos ao valor de:


R$16.000,00 de custos operacionais em marketing.

R$20.000,00 de receita, a conta fica:

ROI = 20.000–16.000/16.000

ROI = 4.000/16.000

ROI = 0,25

Seu retorno, nesse caso, seria de 0,2 (ou 20%) sobre o valor investido.


NPS  —  Net Promoter Score

Quanto a métrica NPS  —  Net Promoter Score, não existe uma tradução oficial desse indicador, mas ele pode ser descrito como uma pesquisa que utiliza dados quantitativos e qualitativos para avaliar o quanto os clientes estão satisfeitos com a experiência que tiveram (ou estão tendo) com sua empresa.

A métrica NPS responde a perguntas como;

Em uma escala de 0 a 10, quantos de seus clientes estão satisfeitos e o indicariam para alguém?

A partir da nota atribuída, como padrão existem 3 categorias:




PROMOTORES:

Clientes totalmente satisfeito, altamente tendenciosos a recomendar, mantendo fidelidade e realizar novas compras.

Suas notas são geralmente 9 e 10 Consumidores satisfeitos falam sobre suas experiências para até 6 novas pessoas;

55% dos consumidores aceitariam pagar mais por um serviço se o atendimento os deixasse mais satisfeitos;

Consumidores que classificam um serviço como “extremamente satisfatório” tem 6 vezes mais chances de comprar novamente da sua empresa do que aqueles que classificam apenas como “satisfatório”.




DETRATORES:

Clientes Insatisfeitos, tiveram uma experiência ruim no contato com a marca, são pouco propensos a recomendar a marca, manter fidelidade e realizar novas compras.

Suas notas vão de 0 a 6.

Vale lembrar que UM cliente insatisfeito conta, em média, para 15 PESSOAS sobre uma má experiência.

Outras consequências de clientes insatisfeitos incluem:

51% dos clientes afirmam que nunca mais farão negócios com a empresa;

32% param de fazer negócio com a marca que ama após apenas 1 experiência ruim.




NEUTROS

Também chamados de passivos, são clientes pouco tendenciosos a recomendar a marca, manter fidelidade ou realizar novas compras.


Suas notas são 7 e 8.


Com isso, tendem a não fazer propaganda negativa, mas também podem não fazem divulgação positiva.


Quanto mais elevado for o NPS de uma empresa, maior será o “boca a boca” gerado em favor da sua marca, potencializando as chances de cada campanha se tornar um grande sucesso.


Descobrir o NPS do seu negócio e aumentar esse número cada vez mais, ajuda a aumentar a escala de seus esforços de marketing.


Por fim, essa métrica vai além de mostrar se sua estratégia de marketing está funcionando, ajuda a descobrir também se a empresa, como um todo, está mirando em uma maior escala.

Seguir métricas de marketing  individualmente e em conjunto, nos ajuda a ter ações objetivas e focadas nos resultados corretos, agir tendo como base os dado coletado no dia a dia de sua empresa, possibilita conseguir validar esforços com precisão e manter a estratégia em dia, com ajustes precisos o resultado se torna naturalmente cada vez maior.


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